SEJAM BEM VINDOS !

"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS"

Monteiro Lobato

domingo, 5 de abril de 2015

PROJETO PEDAGÓGICO BRINCADEIRAS CANTADAS

1-APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Área de conhecimento: 1-Formação Social e Pessoal
                                       2-Conhecimento de Mundo
Eixos Temáticos:
1- Independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, brincadeiras, interação, cuidados pessoais.
2- Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Educação Infantil / 1º e 2º Períodos
Tempo estimado: 10 meses
Responsável pela elaboração e execução do projeto : Professora Claudinéia Cristina de Sousa

2-INTRODUÇÃO

      O presente projeto refere-se a uma proposta lúdica de trabalho a ser realizada no Centro Municipal de de Educação Infantil Imaculada Conceição. A duração do projeto será de 8 meses, mais precisamente de março a novembro, sendo trabalhadas duas vezes por semana, e demonstra cada uma das etapas organizadas e estruturadas, tornando a aprendizagem mais significativa para os alunos.

3-JUSTIFICATIVA

 Este projeto justifica-se pela necessidade de despertar e difundir as cantigas de rodas/brincadeiras cantadas socialmente transmitida de geração a geração. A música e as brincadeiras são fundamentais na formação de futuros cidadãos, pois além do poder de encantar e proporcionar distração, podem ser utilizadas para a construção de conhecimentos de diversas naturezas, pois as canções populares são a expressão da linguagem de um povo. 
            As atividades lúdicas têm grande relevância para a Educação, contribuem para o desenvolvimento integral da criança, que corresponde aos aspectos sociais, afetivos e cognitivos, além de promover a descontração, alegria e espontaneidade. Estas atividades agem como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, pois aprender brincando é sempre mais significativo e prazeroso.

                                                                                                                                             
4-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, pag.45),

A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo a linguagem musical. É uma das formas de expressão humana que por si só justifica sua presença no importante contexto da educação de um modo geral e na educação infantil particularmente.

 O RCNEI mostra a relevância da linguagem  musical na formação das crianças, nota-se, porém que quando aliada às brincadeiras, realiza-se um trabalho mais significativo e lúdico, adentrando aos demais eixos temáticos e contribuindo na formação da autonomia e no desenvolvimento do aluno.

 Brougere (1997) afirma que: “[...] aparentemente a brincadeira é um espaço de socialização, de domínio da relação com o outro, de apropriação da cultura, de exercício da decisão e da invenção.De acordo com Vygotsky (1998, p. 137), “A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais”. Para ele o aprendizado e o desenvolvimento estão intimamente relacionados, sendo evidenciados pela interação social, além de contribuir no desenvolvimento das funções psicológicas superiores (memória, percepção, pensamento, linguagem).                                       

5-OBJETIVOS GERAIS

Ampliar o repertório cultural do educando por intermédio das cantigas de roda / brincadeiras cantadas transmitidas de geração a geração, influenciando assim, de forma significativa no processo de aprendizagem.
                                                                     

6-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estimular a sensibilidade com relação aos conteúdos das letras;
·         Despertar e desenvolver a musicalidade;
·         Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral;
·         Desenvolver a sensibilidade, criatividade; e socialização;
·         Desenvolver o respeito à diversidade;
·         Despertar a consciência corporal;
·         Influenciar positivamente no processo educativo;
·         Trabalhar os eixos temáticos da educação infantil por meio da musicalidade e do movimento;
·         Preservar nosso patrimônio lúdico cultural;

7-METODOLOGIA

      Para a realização deste projeto serão utilizadas as músicas da “Oficina Brincante do Rogério”, realizada em um curso de capacitação denominado de “Educar na Diversidade”, oferecido pela SME DE João Monlevade, além de músicas do domínio popular. Ressalta-se que estas músicas fazem parte do nosso repertório cultural.
Durante a execução do projeto, serão trabalhadas 27 músicas. As atividades correspondentes ao projeto contemplarão os eixos norteadores da educação infantil, que são: Identidade e autonomia e Conhecimento de mundo.
As músicas deverão ser ensinadas paulatinamente, ou seja, por partes até que as crianças apropriem-se da letra de forma integral. Após este processo deve-se associar a letra à melodia e aos gestos, e posteriormente trabalhar os registros e as apresentações ao público, ou seja, aos demais colegas da escola. Será gravado para cada aluno um DVD contendo filmagens de algumas brincadeiras cantadas trabalhadas durante o projeto.
Como culminância do projeto os registros oriundos dos trabalhos executados, serão expostos na feira cultural da escola ao final do ano letivo.

 8-DESENVOLVIMENTO

PROPOSTAS DE TRABALHO

v  Atividade Diagnostica: roda de conversa
-Questionamentos:         
Vocês gostam de música?
E de brincadeiras?
Quais cantigas de roda vocês conhecem?
E brincadeiras?
-Para casa destinado aos pais
Pesquisa: cantigas de roda/brincadeiras cantadas que os pais brincavam na infância.
-Correção do para casa:
Compartilhar os resultados da pesquisa na rodinha.

v  Apreciação da tela “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.”
-PPT com biografia e obras de Pieter Brueghel

JOGOS INFANTIS- PIETER BRUEGEL
v  Releitura individual da tela “Jogos Infantis”

-Mural viajante, confeccionado com recortes de jornais e revistas. (o mural será confeccionado por todas as turmas).

v  Musica: Abre a Mão
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Introduzir os gestos;
-Apresentá-la no rodão
-Ilustrar a música;
-Votação para escolha dos personagens que cada turma representara;
-dobradura (personagens)
 -Dramatização;

v  Musica: Balanço do Mar
 -Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-cantar a música: primeiro as meninas, a seguir os meninos, dividir as fileiras, depois todos juntos;
-introduzir os gestos;
-ilustrar a música;
-apresentá-la no rodão;

v  Música: Popeye Foi à Feira
-Apresentar a música; ok
-Introduzir a letra e a melodia;

-Introduzir nos gestos;
-Brincar em dupla, depois em trio, e assim sucessivamente ate que todo o grupo brinque junto em círculo.
-ilustrar a música;
-vídeo; desenho do Popeye

v  Música: Capelinha de melão e Pout Pourri: Pula fogueira,Cai cai balão, O balão vai subindo
-Apresentar a música;
-Introduzir a letra e a melodia;
-Apresentar um vídeo da música;
- Introduzir os gestos (montar a coreografia com os alunos)

v  Música (cantiga de roda): Sai  ó Piaba
-Questionamento: Quem sabe o que é uma piaba?
-Apresentar a música;
-Introduzir a letra e a melodia.
-Brincar de roda no pátio.

v  Música: Melão, melão... Sabiá (Cantiga de roda)

-introduzir a letra;
-discutir com os alunos sobre rimas;
-construir uma lista coletiva no quadro com palavras que rimam com a palavra boiada, utilizada na música como referência para a brincadeira;
-introduzir a melodia, utilizando as palavras da lista coletiva  construída anteriormente.
-brincar no pátio.

v  Música: A casinha da Vovó
-Introduzir música e melodia,
-brincar de roda e estátua;
v  Música: Pisa no Chiclete
-introduzir letra e melodia e gestos;
-brincar no pátio

v  Música: Fui à China
-introduzir letra e melodia e gestos;
-brincar no pátio

v  Música: O jipe do padre
-Apresentar a letra e a melodia;
- Inserir os gestos;
- Trabalhar sequência lógica, retirando partes da música até que fique apenas os gestos sem música;
- Apresentá-la no rodão cultural;

v  Música: Pirulito que bate-bate
-introduzir letra, melodia e gestos;
-propor as crianças que criem novos gestos;

v  Música: Eu vou andar de trem
-apresentar letra e melodia;
-introduzir os gestos;
-assistir a um vídeo da música;
-brincar de trenzinho;

v  Música: Farinhada

-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Discussão: tipos de farinha e sua utilidade
-Cantar;
-Brincar de roda utilizando instrumentos;
-Entrevistar uma cozinheira: pratos que podemos fazer com farinha.

v  Música (cantiga de roda): Dominó
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Cantar a música;
-Brincar de roda;

v  Jogo de Dominó
-Apresentar o Jogo de Dominó;
-organizar as crianças em dupla e distribuir os jogos;
-explorar as peças do jogo;
-explicar a estratégia do jogo;
-jogar;
-registro do jogo
-brincadeira de roda;
-apresentação no rodão

v  Música:Ciranda do Anel
-Apresentação da música por intermédio de um cd;
- Aprender cantar a música ouvindo o cd;
-Brincar de roda;
-Registrar a música por meio de desenho.

v  Música: Faz assim... Faz assim...
-introduzir letra e melodia;
-introduzir os gestos;
-brincar no pátio;

v  Música: Grande golpe
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
-Locomover-se de acordo com o batuque do tambor;
-Brincar no Rodão Cultural;

v  Música: O jipe do Padre
-Introduzir letra e melodia;
-Introduzir os gestos;
-Brincar na sala e no pátio;
-Ilustrar a música por meio de desenho;

v  Música: Melice
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
Brincar no pátio;

v  Música: Loja do Mestre André
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
-Brincar na sala de aula;
-Ilustrar a música por meio de desenho;

v  Música: No meio do Mato Ouvi
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Utilizar um tamborim;
-Brincar  na sala de aula e no pátio;

v  Música: No Meu Quintal
-Apresentar a música por intermédio de um DVD;
-Aprender a cantar assistindo ao DVD;
-Brincar  na sala e no pátio;
-Ilustrar a música

v  Música:  Pirulito que Bate-bate
-Introduzir letra e melodia;
-Brincar na sala e no pátio;

v  Música: Passariquinho
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Brincar na sala;
-Apresentar no rodão;

v  Música: Música: Periquito Maracanã
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Brincar na sala;
-Apresentar no rodão;

v  Música: Salada Mista (brincadeira de estátua)
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Brincar na sala e no pátio;
-Trabalhar e executar a receita da salada mista na sala;
v  Música: Ser Criança
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Cantar com as crianças no momento destinado à organização para a entrada para as salas de aula;
-Cantar na sala;

v  Música: Sereia
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Brincar de roda no pátio;
-Apresentar a música no Rodão Cultural;

v  Música: Tomatinho
-Contar a história do Tomatinho;
-Conversar sobre os legumes e sua relevância;
-Introduzir letra e melodia;
-Brincar no pátio;
-Ilustrar a música por meio de desenho e pintura;
 
v  Parlenda: A casinha da Vovó
- Aprender a parlenda;
-brincar de estátua no pátio;

v   Música: Escravos de Jó
-Introduzir a música por meio de um vídeo;
-Brincar em dupla;
-Brincar em grupo (todos os alunos)
-Brincar no Rodão Cultural;

9-RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS

MÚSICAS UTILIZADAS:

1.      A Casinha da Vovó( parlenda);
2.      Abre a mão;
3.      Andar de trem
4.      Balanço do mar;
5.      Capelinha de melão
6.      Ciranda do anel
7.      Dominó
8.      Escravos de Jó
9.      Farinhada;
10.     Faz assim...
11.  Fui à China;
12.  Grande golpe
13.  Loja do Mestre André
14.  Mélice
15.  No meio do Mato Ouvi;
16.  O jipe do Padre
17.  Passariquinho;
18.  Periquito maracanã;
19.  Pirulito que Bate-Bate;
20.  Pisa no Chiclete;
21.  Popeye foi à feira
22.   Pout Pourri: Pula Fogueira; O balão vai subindo; Cai balão.
23.  Sai ó piaba
24.  Salada Mista
25.  Ser Criança
26.  Sereia;
27.  Tomatinho

MATERIAIS UTILIZADOS

1.      Lápis de cor e de escrever;
2.      Folha A4;
3.      Canetinha;
4.      Cartolina;
5.      Guache;
6.      Materiais recicláveis; (copos de iogurte, latas de mucilon, litro de refrigerante pequeno etc.)
7.      Instrumentos musicais (tamborim);
8 .    Jogo de dominó;
9.     Notebook
10.  Aparelho de som,  CD 
11  ..Apresentações;
12.  Exposição dos trabalhos realizados;

10-AVALIAÇÃO

        A avaliação do projeto “Brincadeiras Cantadas” ocorreu de forma processual, contemplando cada etapa do processo de ensino/aprendizagem. Este projeto contribuiu para a ampliação do repertório cultural das crianças, além de contribuir também com a construção  da aprendizagem e  da socialização das crianças, visto que aprender brincando e cantando é muito mais prazeroso e significativo.

11- BIBLIOGRÁFICA


ABRAÃO, Cecília Maria Vieira. ET AL. MÚSICA NA ESCOLA - BRINCADEIRAS CANTADAS: RESGATANDO A LUDICIDADE, A CULTURA E A CIDADANIA.Disponível em: http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/9eraea/relatos_experiencia/comunicacao_re_m_cecilia.pdf. Acesso em: 20/02/12.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”, volumes 1, 2 e 3. Brasília, 1998.
                               
BROUGÈRE, Gilles. “Brinquedo e cultura”. São Paulo: Editora Cortez, 1997, 2 a.
Edição.

SILVA, Rogério Correia. Oficina Brincante. Curso de Formação de professores em Educação Infantil. JM, 2011.



 12- ANEXOS


 REPERTÓRIO MUSICAL

A CASINHA DA VOVÓ

A casinha da vovó
Cercadinha de cipó
O café tá demorando
Com certeza não tem pó
Brasil 2000 quem mexer saiu
Para fora do Brasil.


ABRE A MÃO

Abre a Mão, fecha a Mão.
Levanta o dedão e aponta pro chão.
Balança, balança, balança, balança.
Levanta o dedão e mostra o linguão.

ANDAR DE TREM Canções Escoteiras

Eu vou andar trem,
Você vai também
Só falta comprar a passagem
Passagem do velho trem.

PAROU !
todos: PAROU!
MÃOZINHA PRÁ FRENTE
mais pra frente
e tchu tchu tcha
e tchu tchu tchá
e tchu tchu tchá
tchá tchá
DEDINHO PRÁ CIMA
PEZINHO PRÁ DENTRO
JOELHINHO DOBRADO
CABECINHA PARA O LADO
BUNDINHA PRÁ TRAZ
LÍNGUA PRA FORA.

BALANCO DO MAR

Todo mundo no balanço do mar,
Coqueiro balançou coqueiro balançar.

E bem bonito no balanço do mar...
Coqueiro balançou coqueiro balançar.

Vamos andando no balanço do mar...
Coqueiro balançou coqueiro balançar.

Obs. pode-se criar vários comandos para a  música.

CAI... CAI BALÃO

Cai balão
Cai balão
Na rua do sabão.
Não cai não
Não cai não
Não cai não
Cai aqui na minha mão.

CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de melão
É de São João
É de cravo
É de rosa
É de manjericão.
São João está dormindo
Não acorda não
Acordai, acordai, acordai João

CIRANDA DO ANEL

Perdi meu anel no mar
Não pude mais encontrar.
 O mar, me trouxe a concha de presente pra me dar.
Perdi meu anel no mar...

Olha a ciranda!
É debaixo do sol...
É debaixo da lua...
Bem no meio da praia
Bem no meio da rua.

Pé esquerdo pra frente... primeiro
Pé esquerdo pra trás... depois

Olha onda do mar na minha mão,
Eu vou fazer uma onda do mar.
É o peixinho que pula sem parar
Mergulhando no azul da onda do mar.
É a ciranda do anel que eu vou dançar,
Até o dia clarear.

Uma vez chorei na praia
Prá um anel que se perdeu
Meu anel que virou concha
Nunca mais apareceu.

Ora por quê?

Parou na goela da baleia,
Ou foi pro dedo da sereia,
Ou quem sabe um pescador
Encontrou o anel e deu pro seu amor.

DOMINÓ

Por esta rua / Dominó
Passeou meu bem/ Dominó
Não foi por mim/ Dominó
Foi por alguém/ Dominó
Dois passarinhos/ Dominó
Caíram no laço/ Dominó
Dá um beijinho/ Dominó
Dá um abraço/ Dominó
Escolha outro / Dominó
Para ser seu par/ Dominó
ESCRAVOS DE JÓ

Os escravos de Jó,
Jogavam caxangá.
Os escravos de Jó,
Jogavam caxangá.

Tira , põe, deixa ficar.
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue zá.
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue zá.


FARINHADA (cantiga de roda)

Vou fazer uma farinhada
Muita gente eu vou chamar. (bis)

Só quem entende de farinha
Pode farinhar aqui. (bis)

Vou chamar o sinhô... Para peneirar aqui. (bis)
Só quem entende de farinha pode peneirar aqui. (bis)

Obs.: termina a brincadeira todos os alunos já tiverem participado

FAZ ASSIM

Faz assim... faz assim...
Faz assim... como é bom fazer.
Faz assim...faz assim que eu quero ver.

Faz assim...faz assim...
Faz assim ... como é bom fazer.
Faz assim ...faz assim que agora é você.
 FUI À CHINA

Fui à China
Pra ver quem era China
Todos eram China
Ligue-ligue China.

Fui ao Clipes 
Pra ver quem era Clipes
Todos eram Clipes
Ligue-ligue Clipes.

Fui ao Haley
Pra ver quem era Haley
Todos eram Haley
Ligue-ligue Haley.

Fui ao Tcham... Tcham... Tcham
Pra ver quem era Tcham... Tcham... Tcham
Todos eram Tcham... Tcham... Tcham
Ligue-ligue Tcham... Tcham... Tcham

Fui à China
Pra ver quem era Clipes
Todos eram Haley
Ligue-ligue Tcham... Tcham... Tcham.


GRANDE GOLPE

Tum... Tum... Tum...(instrumento : tambor . Quantas batidas quiser...devagar  e ou depressa)
Olha o grande golpe (O professor grita)
Iiiiiaaaaaá ( respondem os alunos imitando um golpe de luta).

Tum... tum...tum...tum...tum...
Olha o desmaio. (todos desmaiam)

Tum... Tum... Tum... Tum... (Os alunos levantam-se de acordo com o ritmo das batidas).

Obs.:
v  Repete-se a brincadeira quantas vezes quiser;
v  Para fazer as batidas utiliza-se um tambor ou tamborim;
v  Os alunos movimentam-se de acordo com o ritmo das batidas.


POPEYE FOI A FEIRA

Popeye... Popeye...
Popeye foi à feira
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeirinha
Para Olívia se sentar.

A Olívia se sentou
A cadeira esborrachou
Coitadinha da Olívia
Foi parar no corredor.

Corredor estava cheio
Cheio de areia
Coitadinha da Olívia
Foi parar na geladeira.

Geladeira estava cheia
Cheia de mingau
Coitadinha da Olívia
Foi parar no hospital.

Hospital estava cheio
Cheio de remédio
Coitadinha da Olívia
Foi parar no cemitério.

Fui ao cemitério
Tério...tério...tério
Era meia noite
Noite... Noite... Noite..
Vi uma caveira
Veira ..veira..veira.

Era vagabunda
Bunda... Bunda... Bunda...
Falta de respeito
Peito... Peito... Peito...
Quem mexer primeiro
Vai virar um esqueleto. (neste momento todos viram estatuas)

PULA FOGUEIRA

Pula fogueira Iaiá
Pula fogueira Ioiô
Cuidado para não se queimar
Pois essa fogueira
Já queimou o meu amor.

O BALÃO VAI SUBINDO

O balão vai subindo
Vai caindo a garoa
O céu é tão lindo
A noite é tão boa
São João... São João
Acende a fogueira do meu coração...


SAI Ó PIABA
Sai... Sai... Sai ò piaba
Saia da lagoa.
Sai... Sai... Sai ò piaba
Saia da lagoa.
Põe uma mão na cabeça,
Outra na cintura.
Dê um remelexo no corpo
Dê um abraço no outro.

PIRULITO QUE BATE-BATE

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu.
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.

Eu tenho um cachorrinho
Chamado totó.
Ele é pintadinho
Em uma banda só.

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu.
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.

MELÃO MELÃO

Melão... Melão... Sabiá
Da laranjeira... Sabiá,
Moça bonita... Sabiá,
Namoradeira... Sabiá.

Lá atrás daquele morro... Sabiá
Passa boi, passa boiada... Sabiá
Só não passa ( nome do aluno), com a camisa listrada.

Obs.: repetir a música até que todos os alunos tenham participado. Utilizar palavras que rimam com boiada.

PISA NO CHICLETE

Pisa no chiclete
Dá uma rodadinha
Chifre na cabeça
Sovaco de galinha.

Coci... Coci... Coci... Coci... Coçá.
Quem parar de perna aberta
Vai ter que rebolar,
Até o ano acabar.
Janeiro, fevereiro... Dezembro.

NO MEIO DO MATO OUVI

No meio do mato ouvi
O piar de dois mutuns
Piar que retumbava ô maninha
Tum-tum-tum-tum.
Tum-tum-tum-tum.

PERIQUITO MARACANÃ

Periquito Maracanã                
Cadê a sua Iáiá.(bis)

Faz um ano ,
faz um dia   
Que não vejo
ela passar.

Ora vai passando } 3x
 até passar.

Ora vai rodando} 3x
até rodar.

Ora vai chegando} 3x
Até chegar.

Ora vai afastando}3x
Até afastar.

Ora vai pulando...
Ora vai nadando... etc...

Obs.: pode-se pedir sugestões aos alunos.


PASSARIQUINHO

Passariquinho na beira da praia
Como é que sua mãe
Lava a saia? (Bis)

É assim, é assim É assim
É assim que sua
Mãe lava a saia.(Bis)

SEREIA

Eu morava na areia
Sereia .
Me mudei pro sertão
Sereia .
Aprendi a namorar
Sereia .
Com um aperto de  mão
Oh sereia!


 Por : Claudinéia













Nenhum comentário: