PROJETO PEDAGÓGICO BRINCADEIRAS CANTADAS
1-APRESENTAÇÃO DO
PROJETO
Área de conhecimento: 1-Formação Social e Pessoal
2-Conhecimento de Mundo
Eixos Temáticos:
1- Independência e autonomia, respeito
à diversidade, identidade de gênero, brincadeiras, interação, cuidados
pessoais.
2- Movimento, música, artes visuais,
linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
Educação Infantil / 1º e 2º Períodos
Tempo estimado: 10
meses
Responsável pela elaboração e execução do projeto : Professora Claudinéia Cristina de Sousa
2-INTRODUÇÃO
O presente projeto refere-se a uma
proposta lúdica de trabalho a ser realizada no Centro Municipal de de Educação Infantil Imaculada Conceição. A duração do projeto será de 8 meses, mais precisamente de
março a novembro, sendo trabalhadas duas vezes por semana, e demonstra cada uma
das etapas organizadas e estruturadas, tornando a aprendizagem mais
significativa para os alunos.
3-JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pela
necessidade de despertar e difundir as cantigas de rodas/brincadeiras cantadas
socialmente transmitida de geração a geração. A música e as brincadeiras são
fundamentais na formação de futuros cidadãos, pois além do poder de encantar e
proporcionar distração, podem ser utilizadas para a construção de conhecimentos
de diversas naturezas, pois as canções populares são a expressão da linguagem
de um povo.
As
atividades lúdicas têm grande relevância para a Educação, contribuem para o
desenvolvimento integral da criança, que corresponde aos aspectos sociais,
afetivos e cognitivos, além de promover a descontração, alegria e
espontaneidade. Estas atividades agem como facilitadores do processo de ensino
e aprendizagem, pois aprender brincando é sempre mais significativo e
prazeroso.
4-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo o Referencial Curricular
para a Educação Infantil (1998, pag.45),
A integração
entre os aspectos sensíveis, afetivos estéticos e cognitivos, assim como a
promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo a
linguagem musical. É uma das formas de expressão humana que por si só justifica
sua presença no importante contexto da educação de um modo geral e na educação
infantil particularmente.
O RCNEI mostra a relevância da linguagem musical na formação das crianças, nota-se,
porém que quando aliada às brincadeiras, realiza-se um trabalho mais
significativo e lúdico, adentrando aos demais eixos temáticos e contribuindo na
formação da autonomia e no desenvolvimento do aluno.
Brougere (1997) afirma que: “[...] aparentemente
a brincadeira é um espaço de socialização, de domínio da relação com o outro,
de apropriação da cultura, de exercício da decisão e da invenção.De acordo com Vygotsky (1998, p. 137),
“A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do
significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no
pensamento e situações reais”. Para ele o aprendizado e o desenvolvimento estão
intimamente relacionados, sendo evidenciados pela interação social, além de
contribuir no desenvolvimento das funções psicológicas superiores (memória,
percepção, pensamento, linguagem).
5-OBJETIVOS GERAIS
Ampliar o
repertório cultural do educando por intermédio das cantigas de roda /
brincadeiras cantadas transmitidas de geração a geração, influenciando assim,
de forma significativa no processo de aprendizagem.
6-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Estimular a sensibilidade com relação aos
conteúdos das letras;
·
Despertar e desenvolver a musicalidade;
·
Favorecer o desenvolvimento da linguagem oral;
·
Desenvolver a sensibilidade, criatividade; e
socialização;
·
Desenvolver o respeito à diversidade;
·
Despertar a consciência corporal;
·
Influenciar positivamente no processo educativo;
·
Trabalhar os eixos temáticos da educação
infantil por meio da musicalidade e do movimento;
·
Preservar nosso patrimônio lúdico cultural;
7-METODOLOGIA
Para a realização deste projeto serão utilizadas as músicas da “Oficina
Brincante do Rogério”, realizada em um curso de capacitação denominado de “Educar
na Diversidade”, oferecido pela SME DE João Monlevade, além de músicas do
domínio popular. Ressalta-se que estas músicas fazem parte do nosso repertório cultural.
Durante a execução do projeto, serão trabalhadas 27 músicas. As
atividades correspondentes ao projeto contemplarão os eixos norteadores da
educação infantil, que são: Identidade e autonomia e Conhecimento de mundo.
As músicas deverão ser ensinadas paulatinamente, ou seja, por partes até
que as crianças apropriem-se da letra de forma integral. Após este processo
deve-se associar a letra à melodia e aos gestos, e posteriormente trabalhar os
registros e as apresentações ao público, ou seja, aos demais colegas da escola.
Será gravado para cada aluno um DVD contendo filmagens de algumas brincadeiras
cantadas trabalhadas durante o projeto.
Como culminância do projeto os registros oriundos dos trabalhos
executados, serão expostos na feira cultural da escola ao final do ano letivo.
PROPOSTAS DE
TRABALHO
v Atividade Diagnostica: roda de conversa
-Questionamentos:
Vocês gostam de
música?
E de
brincadeiras?
Quais cantigas
de roda vocês conhecem?
E brincadeiras?
-Para casa destinado aos pais
Pesquisa: cantigas de
roda/brincadeiras cantadas que os pais brincavam na infância.
-Correção do
para casa:
Compartilhar os resultados da
pesquisa na rodinha.
v
Apreciação
da tela “Jogos Infantis” de Pieter Brueghel.”
-PPT com biografia e obras de Pieter Brueghel
JOGOS INFANTIS- PIETER BRUEGEL |
v
Releitura
individual da tela “Jogos Infantis”
-Mural viajante, confeccionado
com recortes de jornais e revistas. (o mural será confeccionado por todas as
turmas).
v
Musica: Abre
a Mão
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Introduzir os gestos;
-Apresentá-la no rodão
-Ilustrar a música;
-Votação para escolha dos personagens que cada turma
representara;
-dobradura (personagens)
-Dramatização;
v
Musica: Balanço
do Mar
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-cantar a música: primeiro as meninas, a seguir os meninos,
dividir as fileiras, depois todos juntos;
-introduzir os gestos;
-ilustrar a música;
-apresentá-la no rodão;
v Música: Popeye Foi à Feira
-Apresentar a música; ok
-Introduzir a letra e a melodia;
-Introduzir nos
gestos;
-Brincar em
dupla, depois em trio, e assim sucessivamente ate que todo o grupo brinque
junto em círculo.
-ilustrar a música;
-vídeo; desenho
do Popeye
v
Música: Capelinha
de melão e Pout Pourri: Pula fogueira,Cai cai balão, O balão vai subindo
-Apresentar a música;
-Introduzir a letra e a melodia;
-Apresentar um vídeo da música;
- Introduzir os gestos (montar a coreografia com os alunos)
v
Música
(cantiga de roda): Sai ó Piaba
-Questionamento: Quem sabe o que é uma piaba?
-Apresentar a música;
-Introduzir a letra e a melodia.
-Brincar de roda no pátio.
v
Música: Melão,
melão... Sabiá (Cantiga de roda)
-introduzir a letra;
-discutir com os alunos sobre rimas;
-construir uma lista coletiva no quadro com palavras que
rimam com a palavra boiada, utilizada na música como referência para a
brincadeira;
-introduzir a melodia, utilizando as palavras da lista
coletiva construída anteriormente.
-brincar no pátio.
v
Música: A
casinha da Vovó
-Introduzir música e melodia,
-brincar de roda e estátua;
v
Música:
Pisa no Chiclete
-introduzir
letra e melodia e gestos;
-brincar no pátio
v
Música: Fui
à China
-introduzir
letra e melodia e gestos;
-brincar no pátio
v Música: O jipe do padre
-Apresentar a letra e a melodia;
- Inserir os gestos;
- Trabalhar sequência lógica, retirando
partes da música até que fique apenas os gestos sem música;
- Apresentá-la no rodão cultural;
v
Música: Pirulito
que bate-bate
-introduzir letra, melodia e
gestos;
-propor as crianças que criem novos
gestos;
v
Música: Eu
vou andar de trem
-apresentar
letra e melodia;
-introduzir
os gestos;
-assistir a um vídeo da música;
-brincar de
trenzinho;
v
Música: Farinhada
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Discussão: tipos de farinha e sua utilidade
-Cantar;
-Brincar de roda utilizando instrumentos;
-Entrevistar uma cozinheira: pratos que podemos fazer
com farinha.
v
Música (cantiga
de roda): Dominó
-Apresentar a letra da música;
- Introduzir a melodia;
-Cantar a música;
-Brincar de roda;
v
Jogo de Dominó
-Apresentar o Jogo de Dominó;
-organizar as crianças em dupla e distribuir os jogos;
-explorar as peças do jogo;
-explicar a estratégia do jogo;
-jogar;
-registro do jogo
-brincadeira de roda;
-apresentação no rodão
v
Música:Ciranda
do Anel
-Apresentação
da música por intermédio de um cd;
- Aprender cantar a música ouvindo o cd;
-Brincar de roda;
-Registrar a música por meio de desenho.
v
Música: Faz
assim... Faz assim...
-introduzir letra e melodia;
-introduzir os gestos;
-brincar no pátio;
v
Música: Grande
golpe
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
-Locomover-se de acordo com o batuque do tambor;
-Brincar no Rodão Cultural;
v
Música: O
jipe do Padre
-Introduzir letra e melodia;
-Introduzir os gestos;
-Brincar na sala e no pátio;
-Ilustrar a música por meio de desenho;
v
Música: Melice
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
Brincar no pátio;
v
Música: Loja
do Mestre André
-Introduzir música e brincadeira simultaneamente;
-Brincar na sala de aula;
-Ilustrar a música por meio de desenho;
v
Música: No
meio do Mato Ouvi
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Utilizar um tamborim;
-Brincar na sala
de aula e no pátio;
v
Música: No
Meu Quintal
-Apresentar a música por intermédio de um DVD;
-Aprender a cantar assistindo ao DVD;
-Brincar na sala
e no pátio;
-Ilustrar a música
v
Música: Pirulito que Bate-bate
-Introduzir
letra e melodia;
-Brincar na sala e no pátio;
v
Música: Passariquinho
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Brincar na sala;
-Apresentar no rodão;
v
Música:
Música: Periquito Maracanã
-Introduzir a letra e depois a melodia;
-Brincar na sala;
-Apresentar no rodão;
v
Música: Salada
Mista (brincadeira de estátua)
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Brincar na sala e no pátio;
-Trabalhar e executar a receita da salada mista na sala;
v
Música: Ser
Criança
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Cantar com as crianças no momento destinado à
organização para a entrada para as salas de aula;
-Cantar na sala;
v
Música: Sereia
-Apresentar a música aos alunos por meio de um cd;
-Brincar de roda no pátio;
-Apresentar a música no Rodão Cultural;
v
Música: Tomatinho
-Contar a história do Tomatinho;
-Conversar sobre os legumes e sua relevância;
-Introduzir letra e melodia;
-Brincar no pátio;
-Ilustrar a música por meio de desenho e pintura;
v
Parlenda:
A casinha da Vovó
- Aprender a parlenda;
-brincar de estátua no pátio;
v
Música: Escravos de Jó
-Introduzir a música por meio de um vídeo;
-Brincar em dupla;
-Brincar em grupo (todos os alunos)
-Brincar no Rodão Cultural;
9-RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS
MÚSICAS
UTILIZADAS:
1.
A Casinha da Vovó( parlenda);
2.
Abre a mão;
3.
Andar de trem
4.
Balanço do mar;
5.
Capelinha de melão
6.
Ciranda do anel
7.
Dominó
8.
Escravos de Jó
9.
Farinhada;
10. Faz
assim...
11. Fui
à China;
12. Grande
golpe
13. Loja
do Mestre André
14. Mélice
15. No
meio do Mato Ouvi;
16. O
jipe do Padre
17. Passariquinho;
18. Periquito
maracanã;
19. Pirulito
que Bate-Bate;
20. Pisa
no Chiclete;
21. Popeye
foi à feira
22. Pout Pourri: Pula Fogueira; O balão vai
subindo; Cai balão.
23. Sai
ó piaba
24. Salada
Mista
25. Ser
Criança
26. Sereia;
27. Tomatinho
MATERIAIS UTILIZADOS
1.
Lápis de cor e de escrever;
2.
Folha A4;
3.
Canetinha;
4.
Cartolina;
5.
Guache;
6.
Materiais recicláveis; (copos de iogurte, latas de mucilon,
litro de refrigerante pequeno etc.)
7.
Instrumentos musicais (tamborim);
8 . Jogo
de dominó;
9. Notebook
10. Aparelho
de som, CD
11 ..Apresentações;
12. Exposição
dos trabalhos realizados;
10-AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto “Brincadeiras Cantadas” ocorreu de forma
processual, contemplando cada etapa do processo de ensino/aprendizagem. Este
projeto contribuiu para a ampliação do repertório cultural das crianças, além
de contribuir também com a construção da
aprendizagem e da socialização das
crianças, visto que aprender brincando e cantando é muito mais prazeroso e
significativo.
11- BIBLIOGRÁFICA
ABRAÃO, Cecília Maria Vieira. ET AL. MÚSICA NA ESCOLA - BRINCADEIRAS CANTADAS:
RESGATANDO A LUDICIDADE, A CULTURA E A CIDADANIA.Disponível em: http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/9eraea/relatos_experiencia/comunicacao_re_m_cecilia.pdf.
Acesso em: 20/02/12.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental. Coordenação Geral
de Educação Infantil. “Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil”, volumes 1, 2 e 3. Brasília, 1998.
BROUGÈRE, Gilles. “Brinquedo e cultura”. São
Paulo: Editora Cortez, 1997, 2 a.
Edição.
SILVA, Rogério Correia. Oficina Brincante. Curso de Formação
de professores em Educação Infantil. JM, 2011.
12- ANEXOS
REPERTÓRIO MUSICAL
A CASINHA DA VOVÓ
A
casinha da vovó
Cercadinha
de cipó
O
café tá demorando
Com
certeza não tem pó
Brasil
2000 quem mexer saiu
Para
fora do Brasil.
ABRE A MÃO
Abre
a Mão, fecha a Mão.
Levanta
o dedão e aponta pro chão.
Balança,
balança, balança, balança.
Levanta
o dedão e mostra o linguão.
Eu vou andar trem,
Você vai também
Só falta comprar a passagem
Passagem do velho trem.
PAROU !
todos: PAROU!
Você vai também
Só falta comprar a passagem
Passagem do velho trem.
PAROU !
todos: PAROU!
MÃOZINHA PRÁ FRENTE
mais pra frente
e tchu tchu tcha
e tchu tchu tchá
e tchu tchu tchá
tchá tchá
DEDINHO PRÁ CIMA
PEZINHO PRÁ DENTRO
JOELHINHO DOBRADO
CABECINHA PARA O LADO
BUNDINHA PRÁ TRAZ
e tchu tchu tchá
e tchu tchu tchá
tchá tchá
DEDINHO PRÁ CIMA
PEZINHO PRÁ DENTRO
JOELHINHO DOBRADO
CABECINHA PARA O LADO
BUNDINHA PRÁ TRAZ
LÍNGUA PRA FORA.
BALANCO DO MAR
Todo
mundo no balanço do mar,
Coqueiro
balançou coqueiro balançar.
E
bem bonito no balanço do mar...
Coqueiro
balançou coqueiro balançar.
Vamos
andando no balanço do mar...
Coqueiro
balançou coqueiro balançar.
Obs.
pode-se criar vários comandos para a música.
CAI... CAI BALÃO
Cai
balão
Cai
balão
Na
rua do sabão.
Não
cai não
Não
cai não
Não
cai não
Cai
aqui na minha mão.
CAPELINHA DE MELÃO
Capelinha de
melão
É de São João
É de cravo
É de rosa
É de
manjericão.
São João está
dormindo
Não acorda não
Acordai,
acordai, acordai João
CIRANDA DO ANEL
Perdi
meu anel no mar
Não
pude mais encontrar.
O mar, me trouxe a concha de presente pra me
dar.
Perdi
meu anel no mar...
Olha
a ciranda!
É
debaixo do sol...
É
debaixo da lua...
Bem
no meio da praia
Bem
no meio da rua.
Pé
esquerdo pra frente... primeiro
Pé
esquerdo pra trás... depois
Olha
onda do mar na minha mão,
Eu
vou fazer uma onda do mar.
É
o peixinho que pula sem parar
Mergulhando
no azul da onda do mar.
É
a ciranda do anel que eu vou dançar,
Até
o dia clarear.
Uma
vez chorei na praia
Prá
um anel que se perdeu
Meu
anel que virou concha
Nunca
mais apareceu.
Ora
por quê?
Parou
na goela da baleia,
Ou
foi pro dedo da sereia,
Ou
quem sabe um pescador
Encontrou
o anel e deu pro seu amor.
DOMINÓ
Por esta rua / Dominó
Passeou meu bem/ Dominó
Não foi por mim/ Dominó
Foi por alguém/ Dominó
Dois passarinhos/ Dominó
Caíram no laço/ Dominó
Dá um beijinho/ Dominó
Dá um abraço/ Dominó
Escolha outro / Dominó
Para
ser seu par/ Dominó
ESCRAVOS DE JÓ
Os
escravos de Jó,
Jogavam
caxangá.
Os
escravos de Jó,
Jogavam
caxangá.
Tira
, põe, deixa ficar.
Guerreiros
com guerreiros
Fazem
zigue-zigue zá.
Guerreiros
com guerreiros
Fazem
zigue-zigue zá.
FARINHADA (cantiga de roda)
Vou
fazer uma farinhada
Muita
gente eu vou chamar. (bis)
Só
quem entende de farinha
Pode
farinhar aqui. (bis)
Vou
chamar o sinhô... Para peneirar aqui. (bis)
Só
quem entende de farinha pode peneirar aqui. (bis)
Obs.:
termina a brincadeira todos os alunos já tiverem participado
FAZ ASSIM
Faz
assim... faz assim...
Faz
assim... como é bom fazer.
Faz
assim...faz assim que eu quero ver.
Faz
assim...faz assim...
Faz
assim ... como é bom fazer.
Faz
assim ...faz assim que agora é você.
FUI
À CHINA
Fui
à China
Pra
ver quem era China
Todos
eram China
Ligue-ligue
China.
Fui
ao Clipes
Pra
ver quem era Clipes
Todos
eram Clipes
Ligue-ligue
Clipes.
Fui
ao Haley
Pra
ver quem era Haley
Todos
eram Haley
Ligue-ligue
Haley.
Fui
ao Tcham... Tcham... Tcham
Pra
ver quem era Tcham... Tcham... Tcham
Todos
eram Tcham... Tcham... Tcham
Ligue-ligue
Tcham... Tcham... Tcham
Fui
à China
Pra
ver quem era Clipes
Todos
eram Haley
Ligue-ligue
Tcham... Tcham... Tcham.
GRANDE GOLPE
Tum...
Tum... Tum...(instrumento : tambor . Quantas batidas quiser...devagar e ou depressa)
Olha
o grande golpe (O professor grita)
Iiiiiaaaaaá
( respondem os alunos imitando um golpe de luta).
Tum...
tum...tum...tum...tum...
Olha
o desmaio. (todos desmaiam)
Tum...
Tum... Tum... Tum... (Os alunos levantam-se de acordo com o ritmo das batidas).
Obs.:
v Repete-se
a brincadeira quantas vezes quiser;
v Para
fazer as batidas utiliza-se um tambor ou tamborim;
v Os
alunos movimentam-se de acordo com o ritmo das batidas.
POPEYE FOI A FEIRA
Popeye...
Popeye...
Popeye
foi à feira
Não
sabia o que comprar
Comprou
uma cadeirinha
Para
Olívia se sentar.
A
Olívia se sentou
A
cadeira esborrachou
Coitadinha
da Olívia
Foi
parar no corredor.
Corredor
estava cheio
Cheio
de areia
Coitadinha
da Olívia
Foi
parar na geladeira.
Geladeira
estava cheia
Cheia
de mingau
Coitadinha
da Olívia
Foi
parar no hospital.
Hospital
estava cheio
Cheio
de remédio
Coitadinha
da Olívia
Foi
parar no cemitério.
Fui
ao cemitério
Tério...tério...tério
Era
meia noite
Noite...
Noite... Noite..
Vi
uma caveira
Veira
..veira..veira.
Era
vagabunda
Bunda...
Bunda... Bunda...
Falta
de respeito
Peito...
Peito... Peito...
Quem
mexer primeiro
Vai
virar um esqueleto. (neste momento todos viram estatuas)
PULA FOGUEIRA
Pula
fogueira Iaiá
Pula
fogueira Ioiô
Cuidado
para não se queimar
Pois
essa fogueira
Já
queimou o meu amor.
O BALÃO VAI SUBINDO
O
balão vai subindo
Vai
caindo a garoa
O
céu é tão lindo
A
noite é tão boa
São
João... São João
Acende
a fogueira do meu coração...
SAI Ó PIABA
Sai...
Sai... Sai ò piaba
Saia
da lagoa.
Sai...
Sai... Sai ò piaba
Saia
da lagoa.
Põe
uma mão na cabeça,
Outra
na cintura.
Dê
um remelexo no corpo
Dê
um abraço no outro.
PIRULITO QUE BATE-BATE
Pirulito
que bate-bate
Pirulito
que já bateu.
Quem
gosta de mim é ela
Quem
gosta dela sou eu.
Eu
tenho um cachorrinho
Chamado
totó.
Ele
é pintadinho
Em
uma banda só.
Pirulito
que bate-bate
Pirulito
que já bateu.
Quem
gosta de mim é ela
Quem
gosta dela sou eu.
MELÃO MELÃO
Melão...
Melão... Sabiá
Da
laranjeira... Sabiá,
Moça
bonita... Sabiá,
Namoradeira...
Sabiá.
Lá
atrás daquele morro... Sabiá
Passa
boi, passa boiada... Sabiá
Só
não passa ( nome do aluno), com a camisa listrada.
Obs.:
repetir a música até que todos os alunos tenham participado. Utilizar palavras
que rimam com boiada.
PISA NO CHICLETE
Pisa
no chiclete
Dá
uma rodadinha
Chifre
na cabeça
Sovaco
de galinha.
Coci...
Coci... Coci... Coci... Coçá.
Quem
parar de perna aberta
Vai
ter que rebolar,
Até
o ano acabar.
Janeiro,
fevereiro... Dezembro.
NO MEIO DO MATO OUVI
No meio do mato ouvi
O piar de dois mutuns
Piar que retumbava ô maninha
Tum-tum-tum-tum.
Tum-tum-tum-tum.
PERIQUITO MARACANÃ
Periquito
Maracanã
Cadê a sua Iáiá.(bis)
Faz um ano ,
faz um
dia
Que não vejo
ela passar.
Ora vai passando } 3x
Ora vai rodando} 3x
até rodar.
Ora vai chegando} 3x
Até chegar.
Ora vai afastando}3x
Até afastar.
Ora vai pulando...
Ora vai nadando... etc...
Obs.: pode-se pedir sugestões aos alunos.
PASSARIQUINHO
Passariquinho na beira da praia
Como é que sua mãe
Lava a saia? (Bis)
É assim, é assim É assim
É assim que sua
Mãe lava a saia.(Bis)
SEREIA
Eu morava na areia
Sereia .
Me mudei pro sertão
Sereia .
Aprendi a namorar
Sereia .
Com um aperto de mão
Oh sereia!
Por : Claudinéia
Nenhum comentário:
Postar um comentário