PROJETO PEQUENO CIENTISTA
EDUCAÇÃO INFANTIL
SEGUNDO PERÍODO / 2014
PROFESSORA CLAUDINEIA CRISTINA DE SOUSA
TURMA VINÍCIUS DE MORAES / 2014 |
INTRODUÇÃO
O presente projeto elaborado para ser executado nas
turmas do segundo período/matutino da educação infantil do CEMEI – Imaculada
Conceição tem como principal foco de aprendizagem o eixo temático Natureza e Sociedade,
que corresponde às aprendizagens referentes ao mundo físico e social. Porém
contemplará também os seguintes eixos: linguagem oral, linguagem escrita,
matemática e artes.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil:
O mundo onde as crianças vivem se
constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante
do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela
interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre
o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e
questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam
experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e
representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana,
construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Ainda na
Educação Infantil é relevante que os alunos tenham contato com conceitos
científicos e experimentos, proporcionando um mundo de descobertas em sala de
aula. Este projeto conta com atividades de experimentos relativos a elementos e
fenômenos naturais, ampliando de maneira prática e lúdica o conhecimento dos
alunos. As atividades de experimentos
serão seguidas de relatos e registros por meio de fotos e textos coletivos, tendo
a professora como escriba.
JUSTIFICATIVA
O mundo das ciências possui uma rica fonte de temas
para serem abordados em sala de aula, e despertam cada vez mais o interesse das
crianças. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos experiências
de cunho científico por intermédio de atividades exploratórias e lúdicas.
OBJETIVOS
·
Possibilitar a formação de atitudes de curiosidade,
criatividade, inventividade e criticidade diante do conhecimento;
·
Favorecer a observação, a exploração e a
manipulação de objetos e materiais;
·
Propor atividades nas quais os alunos sejam
desafiados a explorar, investigar, perguntar e pesquisar sobre os elementos e
fenômenos da natureza;
AÇÕES
PREVISTAS
O projeto Pequeno Cientista contará com atividades
de experimentos, relatórios coletivos e registros por meio de desenhos e fotos.
EXPERIÊNCIAS
PREVISTAS
Elementos
e fenômenos Naturais:
AS CORES
·
Descobrindo
cores: realizar a mistura das cores primárias para levar os alunos a
descobrirem a formação de outras cores.
·
Cor
dentro de cor: observar o desdobramento das cores secundárias ao
serem misturadas á água.
O AR
·
Por todos
os lados: fazer com que os alunos percebam a existência do ar ao nosso redor e sua
importância para a sobrevivência dos seres vivos.
·
Percebendo
o calor: perceber que o calor do sol é absorvido de maneiras diferentes por cores
claras e por cores escuras; perceber que o calor do sol expande o ar e que o
frio o contrai; trabalhar a exploração, o ouvir e expor ideias.
·
Ao sabor
do vento: possibilitar aos alunos o estudo acerca das propriedades do ar.
Propriedades do Vento
-Para onde o vento vai?
- A
velocidade do vento.
- A força
do vento;
-O ar tem
peso?
A ÁGUA
·
Ciclo da
água: despertar a consciência ecológica dos alunos por meio do estudo sobre o
ciclo da água.
·
Estados
físicos da água: observar os estados físicos da água e como a
temperatura contribui para esse processo. Realizar uma experiência com cada
estado físico da água:
-sólido
-líquido
-gasoso
DESENVOLVIMENTO
1-PRIMEIRA ETAPA / COR
Experiência :Descobrindo cores
Objetivo: realizar a mistura das cores primárias para levar
os alunos a descobrirem a formação de outras cores.
Materiais e recursos utilizados:
·
Tinta guache amarela azul e vermelha;
·
Papel A3
·
Registro individual (desenho);
·
Registro com fotos;
·
Relatório da experiência (produção coletiva);
·
Exposição da pintura realizada na experiência;
Colocando em prática- Pintar a
palma da mão das crianças com cores diferentes e pedir que elas encostem-se à
palma da mão de outra criança para formar uma nova cor.
Experiência
: Cor dentro de cor
Objetivo:
observar o desdobramento das cores secundárias ao serem misturadas á água
Materiais e recursos utilizados:
·
Canetinhas nas cores azul, amarelo, vermelho,
alaranjado, verde e roxo;
·
Copos descartáveis transparente;
·
Água;
·
Registro individual (desenho);
·
Registro com fotos;
·
Relatório da experiência;
Colocando
em prática- Escrever num filtro de coar café descartável utilizando
canetinhas de cores primárias e secundárias. Colocar o filtro num copo
descartável e acrescentar um pouquinho de água. As cores primárias borraram o
filtro com apenas a cor da canetinha utilizada. As secundárias borraram o
filtro com as cores primárias que formam a cor secundária.
2-
SEGUNDA ETAPA / AR
Experiência:
Respiração
Objetivo: fazer
com que os alunos percebam a existência do ar ao nosso redor e sua importância
para a sobrevivência dos seres vivos.
Atividade
diagnóstica:
Reunir as crianças numa roda e fazer o levantamento
acerca dos conhecimentos que elas trazem sobre o ar.
Materiais
e recursos utilizados:
·
Saquinhos plásticos transparentes;
·
Registro individual (desenho);
·
Registro com fotos;
·
Relatório da experiência;
Colocando
em prática- Solicitar que as crianças relaxem e respirem fundo,
deixando o ar entrar pelo nariz e sair pela boca. Fazer o exercício algumas
vezes de maneira tranqüila e calma. Em seguida solicitar que coloquem a mão
direita próxima ao nariz e a esquerda sobre o peito para sentir a movimentação.
Questionar se estão sentindo a entrada e a saída de ar do corpo.
Distribuir um saquinho de papel transparente para
cada aluno e pedir que assoprem para enchê-lo. Questionar porque o saquinho ficou
gordinho. O professor deverá manter o seu saquinho vazio para que as crianças
façam a comparação, em seguida deverá enchê-lo também. Realizar as anotações
sobre as observações e conclusões a que chegaram.
Experiência:
Percebendo o Calor
Objetivo:
perceber
que o calor do sol é absorvido de maneiras diferentes por cores claras e por
cores escuras; perceber que o calor do sol expande o ar e que o frio o contrai;
trabalhar a exploração, o ouvir e expor ideias.
Materiais
e recursos utilizados:
·
Balões;
·
Fita adesiva;
·
Duas garrafas pet;
·
Tinta acrílica preta e branca;
·
Registro individual (desenho);
·
Registro com fotos;
·
Relatório da experiência;
Atividade
diagnóstica- reúna as crianças em uma roda de conversa e
investigue o que sabem a respeito do sol e do calor que ele libera. leve-as a perceber
que este grande astro não só ilumina a terra, mas também nos aquece e que essa
luz é recebida de maneira diferente pelos materiais. os mais escuros a absorvem
mais calor que os mais claros.
Colocando
em prática- Pinte duas garrafas pet, uma com tinta branca outra
com tinta preta. Retire as tampas das garrafas e questione as crianças o que
tem dentro de cada uma. Prenda um balão ao gargalo de cada garrafa e fixe com
fita adesiva. Leve as crianças para uma área externa da escola onde bata sol.
Coloque as crianças à sombra para que possam observar o que vai acontecer.
Deixe as garrafas ao sol por no mínimo 10 minutos, em seguida questione as
crianças o resultado da experiência. Em sala de aula organize as crianças em
círculo para uma conversa sobre a experiência, questionando o porquê do
resultado para que elas cheguem a uma conclusão e aproveitar para construir o
relatório coletivo da experiência. O registro individual será realizado no
caderno, por meio de desenho.
Propriedades
do Ar
Objetivo:
possibilitar aos alunos o estudo acerca das propriedades do ar: direção,
velocidade e força vento.
Experiência: Para onde o vento vai?
Materiais
e recursos utilizados
·
Barbante;
·
Cola colorida;
·
Copo plástico descartável de 500 ml;
·
Papel crepom;
·
Tesoura e vareta usada em pipa;
·
Registro individual (desenho);
·
Registro com fotos;
·
Relatório da experiência;
Colocando
em prática: corte a base do copo e pinte-o com cola colorida.
Faça quatro furos ao redor da boca do copo com distâncias iguais. Separe dois pedaços
de barbante de 60 cm cada e amarre a ponta de cada um nos furos de modo que
fiquem paralelos. Cole três tiras de 20 x 2 cm de papel crepom na parte de baio
do copo. Uma os barbantes e amarre-os na ponta da vareta. Coloque a vareta em
um balde ou em uma garrafa pet com areia e deixe numa área externa da escola
para que as crianças observem e percebam para qual lado o vento está soprando.
Em sala de aula construir um relatório coletivo e realizar um registro
individual por meio de desenho.
Velocidade
do Vento / Cata-Vento
Materiais
e recursos utilizados
.Canudo grosso ou espetinho de churrasquinho
•Cartolina
• Régua
• Lápis
• Tesoura
• Cola
• Alfinete, tachinha ou arame. * Há um alfinete para artesanato que não tem a ponta fininha e é flexível o que torna o acabamento mais fácil de fazer.
•Cartolina
• Régua
• Lápis
• Tesoura
• Cola
• Alfinete, tachinha ou arame. * Há um alfinete para artesanato que não tem a ponta fininha e é flexível o que torna o acabamento mais fácil de fazer.
·
Relatório
coletivo;
·
Registro
por meio de fotos e desenhos individuais;
Colocando em prática: Desenhe um quadrado na cartolina (+- de 25 cm, para cada lado), pinte ou faça colagem neste quadrado. Trace as linhas diagonais do quadrado, formando um “X”. Corte com a tesoura estas linhas até uma distância de 1,5 cm do centro, depois dobre uma ponta sim, outra não, em direção ao centro. Prenda as pontas no centro do quadrado com o alfinete, tachinha ou pedaço de arame. Prenda no canudo ou no espetinho e pronto!
Não utilize papel muito fino, para que o cata-vento fique bem firme.
A força
do Vento - Carrinho Movido a Ar
Conversar com as crianças sobre a força do vento,
seus benefícios e malefícios.
Materiais
e recursos utilizados
·
Canudos de refrigerante;
·
Balão;
·
Copinhos de café descartáveis;
·
Fita adesiva;
·
Palitos de churrasco;
·
Papelão;
·
Régua;
·
Quatro tampas de garrafa pet;
·
Tesoura;
·
Canudinho ou tampa de caneta esferográfica;
·
Relatório
coletivo;
·
Registro
por meio de fotos e desenhos individuais
Colocando
em prática: corte um retângulo de papelão de 7,5 x 12 cm, e na
parte inferior de maneira centralizada recorte um v de 1,5 cm de lado. Corte
dois canudos de refrigerante de 8 cm, cole-os com fita adesiva no papelão, a
2,5 cm das bordas. Fure de forma centralizada as quatro tampinhas de plástico e
corte dois palitos de churrasco de 11 cm cada. Introduza os palitos nos canudos
colados no papelão e encaixe as rodas deixando a parte aberta das tampas para
fora. Vire a peça deixando os eixos para baixo. Corte um retângulo de 5 x 4 cm,
dobre 2 cm na lateral maior e cole essa dobra na base, a 5 cm do lado no qual foi feito o picote. Encaixe
um balão em uma extremidade de um canudo de 8 cm e prenda com fita adesiva.
Posicione o canudo com o balão no topo e prenda-o na peça de papelão com a
ponta do canudo encaixando no v que foi picotado anteriormente. Encha o balão
pela ponta do canudo, tampe-a com o dedo indicador, coloque a peça no chão para
o carrinho andar.
Promover uma corrida de carrinhos, ao final da
brincadeira pergunte quem chegou primeiro e por quê. Leve-os a compreender que
o balão que estava mais cheio chegou primeiro, pois tinha mais ar. Anote as conclusões
em um registro coletivo e realizar o registro individual por meio de desenho.
O Ar tem
Peso? - Balança
Materiais
e recursos utilizados
·
Barbante;
·
Dois balões;
·
Cabide;
·
Régua;
·
Tesoura;
Colocando
em prática- Convide as crianças para uma roda de conversa.
Questione o que já aprenderam a respeito do ar. A seguir questione sobre se o
ar tem peso ou não. Convide-os a realizar uma experiência: construir uma
balança para descobrir se o ar tem peso ou não. Amarre um pedaço de barbante de
80 cm de cada lado do cabide. Encha bem um balão e prenda em um dos barbantes.
No outro amarre uma vazia. Faça várias experiências utilizando balões com
diferentes quantidades de ar e com balões com quantidades iguais. Registrar as
conclusões em um relatório e a seguir realizar o registro individual por meio
de desenhos.
3-
TERCEIRA ETAPA: ÁGUA
Ciclo da
água
Objetivo:
despertar
a consciência ecológica dos alunos por meio do estudo sobre o ciclo da água.
Materiais
e recursos utilizados
·
Roda de conversa: importância da água, utilização
de forma consciente;
·
Vídeo: ciclo da água;
·
Registro individual em forma de desenho;
Experiências: Estados físicos da água: observar os estados físicos da água e como a
temperatura contribui para esse processo.
Estado
gasoso: experiência com garrafa térmica
Materiais
e recursos utilizados
·
Garrafa térmica;
·
Garrafa pet;
·
Tesoura;
·
Plástico filme;
·
Água quente;
·
Relatório coletivo;
·
Registro individual com desenho;
Estado
gasoso: roupas no varal / atividade para casa
Objetivo:
observar
como ocorre a mudança do estado líquido para o gasoso e como a temperatura pode
influenciar neste processo.
Materiais
e recursos utilizados
·
Peças de
roupa molhadas;
·
Ambiente com sol e ambiente sem sol;
·
Varal;
·
Relatório coletivo aluno e família;
·
Registro do aluno por meio de desenho
Bibliografia
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf, acesso
em 05/03/2014.
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=1, acesso
em 05/03/2014.
http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br/2012/05/dicas-para-trabalhar-as-cores-na.html, acesso
em 22/03/2014.
http://ninaatelie.blogspot.com.br/2010/04/passo-passo-catavento.html, acesso
em 16/04/2014.
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