SEJAM BEM VINDOS !

"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS"

Monteiro Lobato

domingo, 5 de abril de 2015

PROJETO PEQUENO CIENTISTA

EDUCAÇÃO INFANTIL
SEGUNDO PERÍODO / 2014
PROFESSORA CLAUDINEIA CRISTINA DE SOUSA


TURMA VINÍCIUS DE MORAES / 2014

INTRODUÇÃO

O presente projeto elaborado para ser executado nas turmas do segundo período/matutino da educação infantil do CEMEI – Imaculada Conceição tem como principal foco de aprendizagem o eixo temático Natureza e Sociedade, que corresponde às aprendizagens referentes ao mundo físico e social. Porém contemplará também os seguintes eixos: linguagem oral, linguagem escrita, matemática e artes.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.

 Ainda na Educação Infantil é relevante que os alunos tenham contato com conceitos científicos e experimentos, proporcionando um mundo de descobertas em sala de aula. Este projeto conta com atividades de experimentos relativos a elementos e fenômenos naturais, ampliando de maneira prática e lúdica o conhecimento dos alunos.  As atividades de experimentos serão seguidas de relatos e registros por meio de fotos e textos coletivos, tendo a professora como escriba.

JUSTIFICATIVA
O mundo das ciências possui uma rica fonte de temas para serem abordados em sala de aula, e despertam cada vez mais o interesse das crianças. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos experiências de cunho científico por intermédio de atividades exploratórias e lúdicas.

OBJETIVOS
·         Possibilitar a formação de atitudes de curiosidade, criatividade, inventividade e criticidade diante do conhecimento;
·         Favorecer a observação, a exploração e a manipulação de objetos e materiais;
·         Propor atividades nas quais os alunos sejam desafiados a explorar, investigar, perguntar e pesquisar sobre os elementos e fenômenos da natureza;

AÇÕES PREVISTAS

O projeto Pequeno Cientista contará com atividades de experimentos, relatórios coletivos e registros por meio de desenhos e fotos.

EXPERIÊNCIAS PREVISTAS
Elementos e fenômenos Naturais:

AS CORES

·         Descobrindo cores: realizar a mistura das cores primárias para levar os alunos a descobrirem a formação de outras cores.
·         Cor dentro de cor: observar o desdobramento das cores secundárias ao serem misturadas á água.
                                                                      
O AR
·         Por todos os lados: fazer com que os alunos percebam a existência do ar ao nosso redor e sua importância para a sobrevivência dos seres vivos.
·         Percebendo o calor: perceber que o calor do sol é absorvido de maneiras diferentes por cores claras e por cores escuras; perceber que o calor do sol expande o ar e que o frio o contrai; trabalhar a exploração, o ouvir e expor ideias.
·         Ao sabor do vento: possibilitar aos alunos o estudo acerca das propriedades do ar.
Propriedades do Vento
-Para onde o vento vai?
- A velocidade do vento.
- A força do vento;
-O ar tem peso?

 A ÁGUA

·         Ciclo da água: despertar a consciência ecológica dos alunos por meio do estudo sobre o ciclo da água.
·         Estados físicos da água: observar os estados físicos da água e como a temperatura contribui para esse processo. Realizar uma experiência com cada estado físico da água:
-sólido
-líquido
-gasoso

DESENVOLVIMENTO

1-PRIMEIRA ETAPA / COR
Experiência :Descobrindo cores
Objetivo: realizar a mistura das cores primárias para levar os alunos a descobrirem a formação de outras cores.

Materiais e recursos utilizados:
·         Tinta guache amarela azul e vermelha;
·         Papel A3
·         Registro individual (desenho);
·         Registro com fotos;
·         Relatório da experiência (produção coletiva);
·         Exposição da pintura realizada na experiência;


Colocando em prática- Pintar a palma da mão das crianças com cores diferentes e pedir que elas encostem-se à palma da mão de outra criança para formar uma nova cor.


Experiência : Cor dentro de cor

Objetivo: observar o desdobramento das cores secundárias ao serem misturadas á água
Materiais e recursos utilizados:
·         Canetinhas nas cores azul, amarelo, vermelho, alaranjado, verde e roxo;
·         Copos descartáveis transparente;
·         Água;
·         Registro individual (desenho);
·         Registro com fotos;
·         Relatório da experiência;

Colocando em prática- Escrever num filtro de coar café descartável utilizando canetinhas de cores primárias e secundárias. Colocar o filtro num copo descartável e acrescentar um pouquinho de água. As cores primárias borraram o filtro com apenas a cor da canetinha utilizada. As secundárias borraram o filtro com as cores primárias que formam a cor secundária.

2- SEGUNDA ETAPA / AR

Experiência: Respiração

Objetivo: fazer com que os alunos percebam a existência do ar ao nosso redor e sua importância para a sobrevivência dos seres vivos.

Atividade diagnóstica:
Reunir as crianças numa roda e fazer o levantamento acerca dos conhecimentos que elas trazem sobre o ar.

Materiais e recursos utilizados:
·         Saquinhos plásticos transparentes;
·         Registro individual (desenho);
·         Registro com fotos;
·         Relatório da experiência;

Colocando em prática- Solicitar que as crianças relaxem e respirem fundo, deixando o ar entrar pelo nariz e sair pela boca. Fazer o exercício algumas vezes de maneira tranqüila e calma. Em seguida solicitar que coloquem a mão direita próxima ao nariz e a esquerda sobre o peito para sentir a movimentação. Questionar se estão sentindo a entrada e a saída de ar do corpo.
Distribuir um saquinho de papel transparente para cada aluno e pedir que assoprem para enchê-lo. Questionar porque o saquinho ficou gordinho. O professor deverá manter o seu saquinho vazio para que as crianças façam a comparação, em seguida deverá enchê-lo também. Realizar as anotações sobre as observações e conclusões a que chegaram.

Experiência: Percebendo o Calor

Objetivo: perceber que o calor do sol é absorvido de maneiras diferentes por cores claras e por cores escuras; perceber que o calor do sol expande o ar e que o frio o contrai; trabalhar a exploração, o ouvir e expor ideias.

Materiais e recursos utilizados:
·         Balões;
·         Fita adesiva;
·         Duas garrafas pet;
·         Tinta acrílica preta e branca;
·         Registro individual (desenho);
·         Registro com fotos;
·         Relatório da experiência;

Atividade diagnóstica- reúna as crianças em uma roda de conversa e investigue o que sabem a respeito do sol e do calor que ele libera. leve-as a perceber que este grande astro não só ilumina a terra, mas também nos aquece e que essa luz é recebida de maneira diferente pelos materiais. os mais escuros a absorvem mais calor que os mais claros.

Colocando em prática- Pinte duas garrafas pet, uma com tinta branca outra com tinta preta. Retire as tampas das garrafas e questione as crianças o que tem dentro de cada uma. Prenda um balão ao gargalo de cada garrafa e fixe com fita adesiva. Leve as crianças para uma área externa da escola onde bata sol. Coloque as crianças à sombra para que possam observar o que vai acontecer. Deixe as garrafas ao sol por no mínimo 10 minutos, em seguida questione as crianças o resultado da experiência. Em sala de aula organize as crianças em círculo para uma conversa sobre a experiência, questionando o porquê do resultado para que elas cheguem a uma conclusão e aproveitar para construir o relatório coletivo da experiência. O registro individual será realizado no caderno, por meio de desenho.

Propriedades do Ar
Objetivo: possibilitar aos alunos o estudo acerca das propriedades do ar: direção, velocidade e força vento.


Experiência: Para onde o vento vai?  

Materiais e recursos utilizados
·         Barbante;
·         Cola colorida;
·         Copo plástico descartável de 500 ml;
·         Papel crepom;
·         Tesoura e vareta usada em pipa;
·         Registro individual (desenho);
·         Registro com fotos;
·         Relatório da experiência;

Colocando em prática: corte a base do copo e pinte-o com cola colorida. Faça quatro furos ao redor da boca do copo com distâncias iguais. Separe dois pedaços de barbante de 60 cm cada e amarre a ponta de cada um nos furos de modo que fiquem paralelos. Cole três tiras de 20 x 2 cm de papel crepom na parte de baio do copo. Uma os barbantes e amarre-os na ponta da vareta. Coloque a vareta em um balde ou em uma garrafa pet com areia e deixe numa área externa da escola para que as crianças observem e percebam para qual lado o vento está soprando. Em sala de aula construir um relatório coletivo e realizar um registro individual por meio de desenho.

Velocidade do Vento /  Cata-Vento

Materiais e recursos utilizados
.Canudo grosso ou espetinho de churrasquinho 
•Cartolina 
• Régua 
• Lápis 
• Tesoura 
• Cola 
• Alfinete, tachinha ou arame. * Há um alfinete para artesanato que não tem a ponta fininha e é flexível o que torna o acabamento mais fácil de fazer.
·         Relatório coletivo;
·         Registro por meio de fotos e desenhos individuais;

Colocando em prática: Desenhe um quadrado na cartolina (+- de 25 cm, para cada lado), pinte ou faça colagem neste quadrado. Trace as linhas diagonais do quadrado, formando um “X”. Corte com a tesoura estas linhas até uma distância de 1,5 cm do centro, depois dobre uma ponta sim, outra não, em direção ao centro. Prenda as pontas no centro do quadrado com o alfinete, tachinha ou pedaço de arame. Prenda no canudo ou no espetinho e pronto! 
Não utilize papel muito fino, para que o cata-vento fique bem firme. 

A força do Vento - Carrinho Movido a Ar

Conversar com as crianças sobre a força do vento, seus benefícios e malefícios.

Materiais e recursos utilizados

·         Canudos de refrigerante;
·         Balão;
·         Copinhos de café descartáveis;
·         Fita adesiva;
·         Palitos de churrasco;
·         Papelão;
·         Régua;
·         Quatro tampas de garrafa pet;
·         Tesoura;
·         Canudinho ou tampa de caneta esferográfica;
·         Relatório coletivo;
·         Registro por meio de fotos e desenhos individuais

Colocando em prática: corte um retângulo de papelão de 7,5 x 12 cm, e na parte inferior de maneira centralizada recorte um v de 1,5 cm de lado. Corte dois canudos de refrigerante de 8 cm, cole-os com fita adesiva no papelão, a 2,5 cm das bordas. Fure de forma centralizada as quatro tampinhas de plástico e corte dois palitos de churrasco de 11 cm cada. Introduza os palitos nos canudos colados no papelão e encaixe as rodas deixando a parte aberta das tampas para fora. Vire a peça deixando os eixos para baixo. Corte um retângulo de 5 x 4 cm, dobre 2 cm na lateral maior e cole essa dobra na base, a 5 cm  do lado no qual foi feito o picote. Encaixe um balão em uma extremidade de um canudo de 8 cm e prenda com fita adesiva. Posicione o canudo com o balão no topo e prenda-o na peça de papelão com a ponta do canudo encaixando no v que foi picotado anteriormente. Encha o balão pela ponta do canudo, tampe-a com o dedo indicador, coloque a peça no chão para o carrinho andar.
Promover uma corrida de carrinhos, ao final da brincadeira pergunte quem chegou primeiro e por quê. Leve-os a compreender que o balão que estava mais cheio chegou primeiro, pois tinha mais ar. Anote as conclusões em um registro coletivo e realizar o registro individual por meio de desenho.

O Ar tem Peso? - Balança

Materiais e recursos utilizados
·         Barbante;
·         Dois balões;
·         Cabide;
·         Régua;
·         Tesoura;

Colocando em prática- Convide as crianças para uma roda de conversa. Questione o que já aprenderam a respeito do ar. A seguir questione sobre se o ar tem peso ou não. Convide-os a realizar uma experiência: construir uma balança para descobrir se o ar tem peso ou não. Amarre um pedaço de barbante de 80 cm de cada lado do cabide. Encha bem um balão e prenda em um dos barbantes. No outro amarre uma vazia. Faça várias experiências utilizando balões com diferentes quantidades de ar e com balões com quantidades iguais. Registrar as conclusões em um relatório e a seguir realizar o registro individual por meio de desenhos.

3- TERCEIRA ETAPA: ÁGUA

Ciclo da água
Objetivo: despertar a consciência ecológica dos alunos por meio do estudo sobre o ciclo da água.

Materiais e recursos utilizados
·         Roda de conversa: importância da água, utilização de forma consciente;
·         Vídeo: ciclo da água;
·         Registro individual em forma de desenho;


Experiências:  Estados físicos da água: observar os estados físicos da água e como a temperatura contribui para esse processo.

Estado gasoso: experiência com garrafa térmica

Materiais e recursos utilizados
·         Garrafa térmica;
·         Garrafa pet;
·         Tesoura;
·         Plástico filme;
·         Água quente;
·         Relatório coletivo;
·         Registro individual com desenho;

Estado gasoso: roupas no varal / atividade para casa

Objetivo: observar como ocorre a mudança do estado líquido para o gasoso e como a temperatura pode influenciar neste processo.

Materiais e recursos utilizados
·          Peças de roupa molhadas;
·         Ambiente com sol e ambiente sem sol;
·         Varal;
·         Relatório coletivo aluno e família;
·         Registro do aluno por meio de desenho



Bibliografia





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