BASEADO NO LIVRO DE ISABEL ALARCÃO :PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
- Acesso adequado à novas tecnologias ou em alguns casos a inexistência desse acesso;
- Relacionar as teorias da aprendizagem com a prática cotidiana;
- Ausência de uma gestão democrática e participativa;
- Falta de interação entre gestores e professores;
- Falta de interação entre diretor e pedagogo;
O QUE É SER UM PROFESSOR REFLEXIVO?
- É agir pensando;
- É conhecer-se e compreender as razões do seu agir;
- É ter consciência do lugar que ocupa na sociedade;
- É ser responsável e comprometido com a aprendizagem dos alunos;
- É ser profissional do humano;
- É dialogar com a realidade;
- É estar em constante formação;
- É dominar metodologias apropriadas;
- É interagir com a equipe pedagógica e com os demais professores.
"É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponível ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos". (Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia)
CARACTERÍSTICAS DE UM SUPERVISOR REFLEXIVO
- Ter uma formação adequada e especializada;
- Ser líder;Ser participativo;
- Mediar o desenvolvimento organizacional e profissional;
- Ser um contínuo aprendiz;
- Possuir uma capacidade de reflexão e auto-supervisão;
- Ter sensibilidade às relações humanas.
"O administrador escolar não é um capitão,mas um mediador,alguém comprometido com a coordenação da equipe de peritos, de certo modo, mais responsáveis do que ele próprio pelo produto final da escola ou do ensino.(Anísio Teixeira,1964:15-16)
ESCOLA REFLEXIVA
A escola reflexiva é uma escola de criação, autora e autônoma em suas ações, utiliza a pesquisa- ação como metodologia.A base da escola reflexiva é a formação em serviço,ela vê nos problemas um motivo de crescimento, pois toda busca gera aprendizagem.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR
O desenvolvimento profissional do professor corresponde ao curso superior somado aos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, através de uma formação continuada e uma prática reflexiva. Logo, apenas as habilidades e competências fornecidas pelo curso de pedagogia não são suficientes, é preciso que o professor esteja em constante formação. Logo...
" Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” . (Paulo freire, em A Educação na Cidade)
Postado por Claudinéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário