Área de conhecimento: Ciências
Conteúdo relacionado: Sustentabilidade na Terra
Ensino fundamental I
5º ano do ciclo de alfabetização
Tempo estimado: 3 aulas
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Vivemos em uma época de desequilíbrio ambiental em que grandes catástrofes naturais assolam o nosso planeta, dizimando a vida de vários seres vivos, dentre eles os seres humanos, que na verdade são os responsáveis por todo este desequilíbrio.
Sendo assim precisamos radicalizar nossa forma de viver na Terra mudando a forma como exploramos os recursos naturais e passando a viver a sustentabilidade para não continuarmos sofrendo as conseqüências dos nossos próprios erros e prejudicando as futuras gerações.
A sustentabilidade deve sempre ser a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo, visto que os recursos naturais são indiscutivelmente a fonte de sobrevivência de todo ser vivo. Incorporar a premissa de respeito à natureza e do uso sustentável dos recursos naturais, deve ser um trabalho constante nas escolas, ressaltando a importância do consumo consciente dos recursos naturais do nosso planeta.
AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE ?
Segundo o dicionário Houaiss, sustentabilidade é: característica ou condição do que é sustentável - que pode ser sustentado; passível de sustentação.
A partir desta definição, pode - se dizer que o conceito de sustentabilidade na terra, representa a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais ou não, de forma consciente, priorizando o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
OBJETIVOS
-Conceituar sustentabilidade e sua importância na sociedade;
-Garantir a sustentabilidade ambiental;
-Educar os alunos, mostrando-os a importância da sustentabilidade;
-Reconhecer que as relações sociais com as pessoas são parte importante nas relações com o meio ambiente;
-Reconhecer que as ações humanas podem provocar impactos no ambiente, prejudicando a vida dos outros seres vivos, do meio ambiente e do próprio ser humano;
-Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Plano de Aula
O presente plano de aula, busca sensibilizar os educandos para a questão da sustentabilidade, com atividades que pretendem motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas mais sustentáveis.
PRIMEIRA AULA
Atividade 1
Proposta de trabalho:
• Atividade diagnóstica;
• Aula expositiva.
Questionando...
• As ações do homem são sempre predatórias?
• O que é impacto ambiental?
• Quanto consumimos de Recursos Naturais?
• E possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental?
• Então, o que vem a ser um desenvolvimento sustentável, ou sustentabilidade na Terra?
Após a atividade diagnóstica, o educador deve explicar aos alunos o que é sustentabilidade e a sua importância.
• Recursos utilizados: linguagem oral
Atividade 2
• Proposta de trabalho: Filme, “As dicas de sustentabilidade do Xepinha”.
• Recurso utilizado: recursos áudio visuais. (DVD ou data show)
Atividade 3
• Proposta de trabalho extra classe: Trabalho em grupo sobre o filme.
• -O professor deverá distribuir os alunos em grupos heterogêneos, para contribuir com a construção do conhecimento através da interação dos alunos com diferentes níveis de desenvolvimento.
• -Cada grupo ficará responsável por uma ou mais dicas de desenvolvimento sustentável dada no filme pelo personagem Xepinha. O grupo deverá desenvolver o tema e apresentá-lo de forma criativa na próxima aula de Ciências.
Recursos utilizados:
os grupos poderão usar vários recursos como:
• Confecção de cartazes - poderá ser utilizada cartolina, papel fantasia, pincéis e canetinhas, giz de cera, lápis de cor, desenhos, figuras e ou reportagens de revistas e jornais,
• Maquetes,
• Músicas,
• Dramatizações etc...
SEGUNDA AULA-
Atividade 1
• Proposta de trabalho: Apresentação dos trabalhos em grupo.
TERCEIRA AULA -
Atividade 1
• Proposta de trabalho interdisciplinar: produção de texto.
• Os alunos deverão produzir um texto, no caderno de ciências, sobre a Sustentabilidade na terra, tendo como norte as discussões, o filme e a apresentação dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma processual, pois cabe ao professor observar o desenvolvimento do aluno durante todo o processo de aprendizagem, tanto no que se refere a atividades individuais quanto nas atividades em grupo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• ABREU, Carlos. Sustentabilidade? O que é sustentabilidade? Disponível em http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/>. Acesso em 31 de mar. 2010.
• BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
• GUIMARÃES, R. P. A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas de desenvolvimento. In: DINIZ, N.et al (org.). O Desafio da Sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Editora Fundação
• Perseu Abramo, 2001.
• HOUAISS, Antônio. Dicionario Houaiss Da Lingua Portuguesa. 1 ed. Editora: Objetiva, Rio de Janeiro, 2009.
CRÉDITOS:
CLAUDINÉIA C. SOUSA, FLÁVIA A. AZEVEDO ,GLEYCILENE R. LINHARES ,MARIA C. S. FERREIRA .
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