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"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS"

Monteiro Lobato

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA

 O Brincar na Educação Infantil

      “[...]Aparentemente a brincadeira é um espaço de socialização, de domínio da relação com o outro, de apropriação da cultura, de exercício da decisão e da invenção.” (BROUGÈRE: 1995: 104).
      A brincadeira é a ação ou expressão da criança, uma das formas principais em que ela constrói suas aprendizagens e conhecimentos. É através do qual a criança se apropria das funções sociais e das normas de comportamento social.
      No limite da reprodução daquilo que experimentam na vida diária, quando as crianças ao brincarem recordam e revivem experiências passadas, existe a possibilidade de re-elaborarem criativamente suas experiências, combinando-as entre si e edificando novas possibilidades de interpretação e representação do real, em consonância com suas afeições, suas necessidades, seus desejos e suas paixões (VYGOTSKY: 1996a).

Mitos Sobre as Brincadeiras

MITO: O brincar é uma perda de tempo. A criança não aprende quando brinca.
  • O brincar não é uma perda de tempo.
  • A criança aprende enquanto brinca.
  • Aprende a lidar com sentimentos;
  • Aprende sobre a vida social (papeis sociais, normas, valores)
  • Aprende e se desenvolve
MITO : Deve-se ensinar as crianças o jeito certo de brincar.

Não existe um jeito certo de brincar. Existem várias maneiras de uma mesma brincadeira se manifestar e todas são válidas. Fruto da tradição oral a brincadeira está sujeita a esta forma de transmissão da cultura (memória). Os grupos sociais que se apropriam da brincadeira colocam sua marca da cultura daquela região.


MITO : As crianças de hoje não sabem brincar!
  • A brincadeira não é uma coisa inata na criança. Ela precisa aprender a brincar.
O Brincar e a Interação Adulto-criança
  • Entre “o controle total” e o “laissez-faire” ;
  • O adulto como mediador entre as possibilidades e experiências das crianças;
  • Valorização das ações e produções da criança, a criança como parceira da brincadeira.
O Brincar Presente em Todos os Espaços e Tempos da Rotina da Escola.
Na Sala de aula, a brincadeira por cantinhos:
  • O canto das brincadeiras de faz-de-conta: Casinha, salão de beleza, feira, supermercado, oficina, espaço para roupas e fantasias,
  • O canto dos jogos de construção e de montagem (ligue-ligue, blocos, de encaixe;
  • O canto dos jogos de sociedade, jogos com regras (trilhas, memória, dominó, bingo)
  • O canto dos carrinhos e dos bonecos;
Detalhes das escolhas dos brinquedos:

  • Atenção para as preferências infantis;
  • As idades das crianças;
  • A segurança do brinquedo;
  • Brinquedos que representem diversos universos culturais (do campo, tecnológico, televisivo, da casa, do mundo do trabalho, da diversidade cultural);
  • Brinquedos industrializados e tradicionais;
  • Brinquedos construídos pelas crianças;
Enfim...

A criança aprende a brincar.
É preciso que alguém as ensine.
As crianças produzem cultura. As brincadeiras são parte de nosso patrimônio lúdico cultural e as crianças são suas guardiãs.
Pode a escola tornar-se guardiã das brincadeiras infantis?
Uma criança também aprende a brincar com outra criança.
O ato de brincar precisa tirar as crianças da inércia em que se encontram.
O improviso e a criatividade sempre estão presentes nas situações de faz de conta.

CRÉDITOS:  Oficina Brincante do Rogério.








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